O fabricante chinês de motos Zontes já está no mercado há algum tempo. Os produtos da empresa ocupam normalmente o escalão de cilindrada mais pequeno, normalmente entre 125cc e 350cc.
Nos últimos meses, a Zontes tem feito sucesso graças ao desenvolvimento de um novo motor, um motor que eleva o nível de desempenho da marca. Já falámos anteriormente sobre um novo motor de três cilindros da marca e, agora, a Zontes revelou não um, mas dois conceitos com o novo motor. A Zontes atingiu dois segmentos populares no panorama das motos de média cilindrada com a nova ZT 703 F adventure-tourer e a ZT 703 RR desportiva.
Em geral, os novos modelos apresentam um novo quadro e braço oscilante em alumínio, concebidos para proporcionar rigidez e estabilidade, mantendo o peso das motos reduzido. Ambos os modelos possuem o mesmo motor de três cilindros de 699 cc, mas cada moto recebe uma afinação diferente para os seus estilos de condução específicos. Por um lado, a ZT 703 F produz uns respeitáveis 85 Nm de binário às 7.200 rpm e 100 cv às 9.000 rpm. Por outro lado, a ZT 703 RR, mais desportiva, debita 111.5 cv às 11.000 rpm e 75 Nm de binário às 8.600 rpm.
Relativamente ao design geral das motos, a Zontes seguiu as regras no que diz respeito ao estilo de aventura da ZT 703 F. Tem uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, o que sugere que está mais do que disposta a aventurar-se para além do caminho tradicional. Também tem uma carenagem angular, faróis totalmente em LED e um para-brisas alto para maior proteção contra o vento nas longas viagens em autoestrada. Entretanto, a ZT 703 RR tem uma postura mais desportiva, rodando com pneus de 17 polegadas 120 à frente e 180 atrás. A suspensão baixa e os apoios traseiros elevados colocam o condutor numa posição de assento agressiva, semelhante à das motos supersport.
Assim que estes dois novos modelos chegarem ao mercado, será interessante ver como se comportam em relação aos modelos mais estabelecidos no mercado. Muitos motociclistas consideram que os motores de três cilindros são o ponto ideal entre o binário de um motor de dois cilindros e a potência linear de um motor de quatro cilindros em linha, e o número crescente de motores tricilíndricos é um sinal claro de que muitas outras pessoas partilham o mesmo sentimento. Escusado será dizer que é provável que os novos modelos da Zontes tenham um preço muito mais acessível do que os seus homólogos convencionais.