Jaume Masiá garantiu de forma clara a pole position para o GP da Malásia de Moto3. O líder do campeonato fez uma nova volta recorde em Sepang e deixou o rival mais próximo a quase um segundo de distância.
Entre os primeiros pilotos a saírem para a pista, o líder foi José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo), na frente de Xavier Artigas (CFMoto Racing PrüstelGP).
No entanto, a maioria do pelotão só fez as suas primeiras voltas lançadas um pouco mais tarde, e a tabela alterou por completo… passando a ser liderada por Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), sendo Ivan Ortolá (Angeluss MTA Team/KTM) o segundo.
Nova revolução na classificação a quatro minutos do fim, quando Masiá (Leopard Racing/Honda) assumiu a primeira posição já a rodar no 2m10s com uma nova volta recorde. Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) tinha chegado a terceiro momentos antes, mas assim ficou em quarto.
Até ao fim, mais ninguém superou Masiá, que garantiu a pole position por 0,906s, sendo Veijer segundo. Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team/Honda) chegou a terceiro perto do fim, sendo Ortolá quarto e Sasaki quinto.
Resultados da Q2:
Resultados da qualificação: