A caminho dos 39 anos de idade, Álvaro Bautista acredita que está numa das suas melhores fases da carreira enquanto piloto, ao ponto de acreditar mesmo que teria hoje capacidade para «aguentar» uma época na classe rainha do motociclismo, ainda que dado o grande calendário e as muitas viagens, essa seja uma ideia que não o atrai.
O atual campeão do mundo de Superbikes deu uma entrevista ao Moto.it onde foi questionado sobre seria capaz de fazer uma época no MotoGP, ao que respondeu: ‘A nível físico e mental faria uma época no MotoGP, a nível pessoal e de tempo teria de pensar nisso, mas nos outros dois aspetos [físico e mental] tenho a certeza que estaria disposto a fazer um ano no MotoGP’.
Ainda assim Bautista salientou que voltar não foi algo que lhe passasse pela cabeça: ‘Nunca pensei nisso, mas teria de o fazer em termos pessoais e de tempo, porque temos menos tempo para recuperar e há muito tempo para viajar’.
Além disso, o piloto da Aruba.it Racing – Ducati disse acreditar que está mais maduro que nunca, e num nível competitivo como nunca esteve:
– Penso que estou no melhor nível da minha carreira desportiva, em termos de experiência, sensações, desempenho, lucidez… Não sei, sinto-me muito bem e esta moto permite-me desfrutar. Em 125 estive muito bem com a Aprilia, que era uma moto muito competitiva, mas no MotoGP sinto que não consegui mostrar o meu verdadeiro nível, seja por causa do timing, da moto… Não tive uma moto que dissesse ‘estou no máximo para mostrar o meu nível’. Tenho a sensação incómoda de que não consegui mostrar todo o meu potencial.