É muito provável que a nova Royal Enfield Himalayan seja apresentada dentro de alguns meses. Ainda durante este mês, na Índia, foram revelados os detalhes da Bullet 350 – a recém-chegada à plataforma J1, equipada com um motor monocilíndrico de 20 cv – e, nos últimos dias, surgiram fotografias que revelam a nova Royal Enfield Himalayan 450 quase na sua versão definitiva, embora com um esquema de cores totalmente preto, aquele que provavelmente caracteriza os “modelos de teste”, os protótipos utilizados para os testes de estrada.
No entanto, o grau de definição da superfície e a atenção aos pormenores que parecem típicos de motos praticamente prontas para a industrialização levam-nos a crer que a Adventure, que retoma o testemunho daquela que foi a última enduro com refrigeração a ar e homologada Euro 5 com mais de 350 cc, está agora pronta para a apresentação internacional. Por outro lado, outros indícios bastante credíveis, como o teaser lançado há alguns dias, convergem para a hipótese de que a Himalayan 450 (cilindrada ainda por confirmar, mas muito provável) será apresentada em breve e para o mercado internacional.
Embora a nova Himalayan tenha sido apanhada diversas vezes durante os seus testes ao longo do ano passado, há uma total falta de dados certos sobre a cilindrada e o desempenho do motor monocilíndrico refrigerado a líquido, sendo este último uma novidade histórica absoluta para a Royal Enfield. Nenhuma declaração oficial do fabricante indiano comprovou o que parece ser a hipótese mais provável: 450 cc, cerca de 35 cv, que é debitado por uma caixa de seis velocidades (cinco na versão refrigerada a ar) com embraiagem deslizante.
O que é certo são os diâmetros das rodas, 21″ e 17″, equipadas com pneus de câmara de ar, e o sistema de travagem composto por um par de discos obviamente equipados com ABS. O quadro apresenta uma forquilha invertida e um monoamortecedor traseiro, enquanto o equipamento inclui um sistema completo de LED, instrumentação com um painel TFT circular colocado numa posição quase vertical.
Em termos de estilo, muito foi feito para evitar perder o aspeto muito reconhecível e muito pessoal do modelo atual: as peças metálicas laterais ao lado da carenagem permanecem verticais, enquanto o radiador não é demasiado pesado esteticamente e não afecta a linha da moto.
Dado o estado bastante definitivo da moto retratada, fontes indianas especulam que o lançamento oficial da nova Royal Enfield Himalayan poderá ter lugar a 1 de novembro: Resta esperar, até porque é legítimo pensar que a mesma plataforma será usada pela Royal Enfield para outros modelos e se parece quase um dado adquirido que uma Scram 450 com roda dianteira de 19 polegadas poderá aparecer no futuro – embora não quiséssemos arriscar que isso possa acontecer em 2024 – o recente pedido de proteção do nome Guerrilla 450 pela empresa sediada em Chennai legitima a ideia de que uma naked de estrada com roda dianteira de 18 ou 17 polegadas, como no protótipo que lhe mostrámos há menos de um ano, poderá estar em vias de aparecer. Nada de definitivo, certamente não é a primeira vez que o registo de um nome não é seguido pela apresentação imediata do modelo correspondente, por isso toda a cautela é necessária, mas a hipótese é pelo menos fundamentada e sugestiva. Não há muito a acrescentar: na EICMA 2023, o stand da Royal Enfield terá provavelmente mais do que uma surpresa reservada para todos nós