Estamos agora no final de setembro de 2023 e, há mais de um ano, a Kawasaki tem vindo a revelar ao mundo pequenos detalhes sobre o desenvolvimento das suas motos elétricas e híbridas. Os seus planos de modelos eléctricos têm sido discutidos desde pelo menos 2019, enquanto os planos de motos híbridas começaram a surgir um pouco mais tarde, a partir de 2020.
É razoável pensar que os fabricantes têm muitas conversas a decorrer à porta fechada, pelo que não há uma boa forma de saber ao certo quando é que as suas discussões internas começaram verdadeiramente. O que sabemos é que a Kawasaki trouxe os seus protótipos de motos eléctricas e híbridas para a corrida de 8 Horas de Suzuka de 2022 no Japão. Os participantes puderam ver as duas motos no circuito, e nós, em outras partes do mundo, pudemos ver fotografias e vídeos.
Alguns meses mais tarde, a EICMA 2022 teve lugar em Milão, Itália, em novembro. A Kawasaki apresentou um protótipo da Ninja EV, um protótipo da Z EV e o seu protótipo híbrido EV – ou HEV, para abreviar. Embora os protótipos da Ninja e da Z EV tenham sido concebidos e falados pela Kawasaki como motos de mobilidade urbana de curto alcance com baterias amovíveis e substituíveis, a HEV foi concebida mais como uma moto divertida de longo alcance
Agora que estamos no final de setembro de 2023, vimos a Kawasaki UK anunciar a chegada iminente das motos eléctricas Ninja e-1 e Z e-1. Apesar de ainda não ter confirmado as datas exactas, a marca diz que estão para breve e mostrou um conjunto de imagens promocionais oficiais destas motos no que parece ser a sua versão final de produção.
Devido às imagens do Torino Chronicle (ou Torino Cronaca) para uma outra reportagem no centro da cidade de Turim, parece que temos o nosso primeiro contacto com o que poderá ser a versão final de produção da Kawasaki HEV. O jornal publicou o vídeo como um vídeo no Instagram, onde já recebeu quase três mil gostos no momento em que este artigo foi escrito.
No vídeo, podemos ver uma carrinha fotográfica a bloquear parcialmente uma moto ao contornar uma esquina. Vê-se claramente alguém sentado no interior, a gravar vídeos e/ou fotografias. As portas da carrinha estão abertas e o condutor da moto tem cabelo louro comprido. Um homem de camisola preta e calças de ganga segura papéis brancos e diz ao pessoal da Torino Cronaca que não podem filmar ou fotografar a moto, o que naturalmente os leva a fazer zoom, como se pode ver neste vídeo.
A própria Kawasaki já apresentou a HEV em público anteriormente, pelo que a forma da moto não é nada de novo. Em vez disso, o que parece ser o nosso primeiro olhar pode ser a aparência e os grafismos finais da próxima HEV. Obviamente, nada é oficial até que a Kawasaki diga que é, mas a pintura branca e verde Kawasaki que vemos nesta moto assemelha-se muito ao aspeto dos grafismos acabados da Ninja e-1 e da Z e-1 que foram recentemente revelados.
Também podemos ver que o grafismo na parte lateral da moto designa este veículo como Ninja HEV. Mais uma vez, não é exatamente uma surpresa, dada a extensa carenagem e o design da HEV que vimos até agora. No entanto, não deixa de ser agradável ver mais uma confirmação.
Não é claro quando podemos esperar ver um anúncio oficial sobre o lançamento da Kawasaki HEV em qualquer mercado, mas a EICMA 2023 está a chegar no início de novembro. Estamos atualmente na fase de todos os anúncios de novos modelos que os fabricantes estão a fazer para 2024, por isso fique atento.