O fabricante de Bolonha tem estado a trabalhar, durante os últimos dois anos, num protótipo que fará a sua estreia na próxima temporada no Campeonato Italiano de Motocross, com o objetivo de validar em pista as soluções técnicas adotadas na moto. Esta estratégia confirma a abordagem que distingue a Ducati no desenvolvimento dos seus modelos mais desportivos e de maior performance, ou seja, começar pela competição e depois criar séries de produtos capazes de performances excecionais, para gáudio dos seus entusiastas.
Este é um projeto de vários anos que verá a criação de uma gama completa de motores e motos de off-road. Os modelos irão gradualmente tornar-se parte de uma família de motos de off-road com a marca Ducati, começando pelo motocross. Link vídeo protótipo
A companhia sediada em Bolonha assinou um acordo com o nove vezes Campeão Mundial de Motocross Antonio Cairoli, como piloto de testes de alta performance para o novo projeto e que, graças ao seu talento, rapidez e experiência, irá dar um importante contributo para o desenvolvimento da nova moto.
Antonio Cairoli acrescentou: “Estou extremamente feliz por fazer parte do universo Ducati, que sempre foi um símbolo do espírito italiano por todo o mundo, e por começar esta nova aventura num projeto totalmente italiano. Ser capaz de dar o meu contributo para o desenvolvimento da moto de motocross de Borgo Panigale é um sonho tornado realidade e uma fonte de grande orgulho para mim.”
A Ducati também assinou um acordo multianual com a Maddii Racing, uam das equipas mais experientes no paddock do motocross, que será a estrutura de referência para as atividades de MX em competição e participará no Campeonato Italiano de Motocross 2024 com Alessandro Lupino, oito vezes Campeão Italiano e vencedor do MXoN 2021, também contratado pela Ducati como piloto de testes e de competição.
O foco do projeto off-road da Ducati é uma combinação de busca pela leveza levada ao extremo, componentes de topo de gama e motores caracterizados por uma muito ampla curva de entrega de potência. Esta última é obtida graças ao uso do sistema Desmodrómico, usado em todas as motos desportivas da marca de Bolonha, a começar pelo MotoGP. A Ducati é, de facto, a única companhia no mundo que usa o mesmo sistema de retorno de válvulas nas suas motos de produção de maior performance, tal como usa nos protótipos de competição.
Entrar num segmento especializado como o off-road representa uma escolha estratégica muito importante e desafiante para a Ducati, tornada possível graças aos excelentes resultados alcançados nos últimos anos. Uma decisão que confirma o desejo de expandir a presença da marca em terreno inexplorado. Novos jovens motociclistas serão capazes de se aproximar da marca de Borgo Panigale e, assim, fazer parte da grande comunidade de Ducatisti.
A Performance é um dos três valores fundamentais da marca, juntamente com Estilo e Sofisticação. Em Borgo Panigale existem muitos amantes do off-road, e estamos ansiosos por ver o Desmo em todo o seu potencial em ação fora do asfalto!