A 13 de setembro de 2023, a Yamaha anunciou oficialmente a WR450F de 2024, que é uma novidade para o próximo ano. A rápida moto de enduro partilha muitos elementos em comum com o atual modelo de motocross YZ450F da Team Blue, mas mantém o seu próprio carácter concebido para dar aos condutores de enduro o que mais desejam.
A Yamaha WR450F de 2024 tem o mesmo motor da atual YZ450F. Este motor tem muitos componentes internos novos, desde válvulas de admissão de 39 milímetros a um novo pistão, biela e rolamentos. Foi dada especial atenção à otimização do peso e da resistência, resultando num motor que é 1.08 kg mais leve do que a versão anterior. A Yamaha também acrescenta que afinou a unidade de controlo do motor (ECU) nesta moto especificamente para “oferecer tração a baixas velocidades e alta potência a velocidades médias e rápidas”.
Para além do novo motor, a WR450F 2024 também recebe uma embraiagem mais recente e mais compacta. De acordo com a Team Blue, foi optimizada com a intenção de proporcionar uma sensação mais leve em funcionamento, bem como oferecer um ponto de engate mais positivo. Este é o tipo de características que parecem óptimas no papel, mas o verdadeiro teste está sempre na forma como os condutores as sentem quando as colocam em prática.
A Yamaha também trabalhou para baixar o centro de gravidade da WR450F 2024, movendo a junta do tubo da cabeça no quadro 15 milímetros para baixo. Tanto a rigidez como as características de flexão foram cuidadosamente consideradas e implementadas na conceção do quadro, e o depósito de combustível compacto e o silenciador mais curto também ajudam na busca aparentemente interminável da centralização da massa.
A Yamaha WR450F de 2024 também recebe uma suspensão KYB totalmente nova. Oferece 300 mm de curso de suspensão na frente e 306 mm de curso no amortecedor traseiro, e também inclui ajuste de amortecimento de compressão na forquilha sem necessidade de ferramentas.
A Yamaha também se concentrou na centralização da massa e na redução do peso em algumas das suas outras escolhas. A redução de peso foi fundamental em todo o lado, incluindo no eixo da roda traseira, no sistema de travagem traseiro (que é o mesmo que se encontra na YZ450F), na bateria de iões de lítio e em outros componentes mais leves. No total, a Yamaha diz que conseguiu poupar 4 kg adicionais do peso da versão anterior da WR450F.
Outras novidades incluem um novo sistema de gestão do fluxo de ar com a carenagem, resultando em protecções 50 mm mais estreitas; um assento mais plano com arestas mais arredondadas para facilitar os movimentos do condutor; nova placa de proteção; novos interruptores nos comandos do lado esquerdo; novo medidor multifunções; novo guarda-lamas traseiro; e retentores da forquilha renovados e mais resistentes.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Yamaha.