Fermín Aldeguer conquistou este sábado a pole position para o GP da Tailândia de Moto2 em Buriram. É a segunda vez consecutiva que o espanhol partirá da frente, procurando o seu terceiro pódio consecutivo.
Depois de ser o mais veloz da Q1, Filip Salac (QJMotor Gresini/Kalex) começou a segunda fase da qualificação com uma queda sem consequências de maior. Marcos Ramírez (OnlyFans American Racing/Kalex) seguia na liderança quando a dez minutos do fim só mais quatro pilotos tinham feito tempos.
O espanhol permaneceu no topo depois de vários pilotos completarem as suas voltas lançadas, passando a ser perseguido por Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex). A oito minutos do fim, o novo líder foi Fermín Aldeguer (Beta Tools SpeedUp/Boscoscuro).
O líder do campeonato, Acosta, continuava sem uma volta lançada e, quando a completou, não foi além de quinto. Ninguém conseguia bater Aldeguer, mas não era por falta de tentativas: Albert Arenas (Red Bull KTM Ajo/Kalex) e Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex) chegaram também à luta pelas posições cimeiras.
A sensivelmente três minutos da bandeira de xadrez, Acosta chegou à liderança, destronando Aldeguer ao ser 0,048s mais rápido. Arenas passou a ser terceiro. Insatisfeito com o segundo lugar, Aldeguer melhorou na sua penúltima volta apesar de um ligeiro erro para superar Acosta por 0,177s, garantindo assim a pole position. Arenas arrancará de terceiro. Quanto a Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex), único que luta pelo título com Acosta, garantiu a oitava posição de arranque.
Resultados da Q2:
Resultados da qualificação: