Liderança de Miguel Oliveira no segundo treino livre do GP da Catalunha de MotoGP. Esta manhã em Barcelona as Aprilia voltaram a mostrar-se fortes, com três das quatro RS-GP a ficarem no top quatro.
Início de sessão com Aleix Espargaró (Aprilia) a liderar na frente de Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team/Ducati), mostrando mais uma vez a boa competitividade da Aprilia RS-GP. O espanhol cimentou a posição na segunda tentativa, passando a ser perseguido pelo colega Maverick Viñales.
Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) subiu depois a segundo, mas viria a ser ultrapassado pelo colega Johann Zarco. O francês subiu depois à liderança, ao ser 0,023s mais rápido do que Aleix Espargaró.
A tabela de tempos estabilizou na frente, enquanto alguns pilotos foram às boxes a meio da sessão. Entretanto, a chuva era uma ameaça que se ia adensando no circuito de Barcelona. A três minutos do fim, surgiu o aviso para chuva.
Foi nessa fase que houve um novo líder, quando Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team/Aprilia) bateu Zarco por 0,176s. Até ao fim, mais ninguém melhorou, com Aleix Espargaró, Viñales e Álex Márquez (Gresini/Ducati) a completarem o top cinco. Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato, foi 11.º.
Tempos: