Depois da melhor qualificação mais de dois anos, Miguel Oliveira terminou a corrida Sprint no sexto lugar. O arranque não foi o melhor mas seguiu-se um período de recuperação, mas no final o português não teve ritmo para segurar o top cinco na Catalunha.
Apesar de partir do terceiro lugar, Oliveira não teve o melhor arranque e perdeu bem cedo quatro posições, caindo assim para sétimo, e depois oitavo, ainda na primeira volta.
Pouco depois e já na segunda volta o #88 ultrapassou Marc Márquez e tinha Marco Bezzecchi a escassos 0.110s, não tardando assim a ultrapassar o adversário e, não demorou para que o quinto lugar fosse uma realidade. Brad Binder era quem estava na mira de Oliveira, a 0.330s mas o português estava rapidamente a ganhar tempo.
Com quatro voltas efetuadas no circuito catalão, Binder mantinha-se à frente de Oliveira e a diferença entre ambos era de 0.151s. O sul africano e o português, que se conhecem muito bem, estavam a batalhar arduamente e a diferença entre ambos estava com diversas variações. Jorge Martín, atrás de ambos, estava a 1.166s.
Assim estava o português com a corrida a meio:
Na volta seguinte Oliveira viu Binder a ganhar «alguma distância» e a diferença era agora de 0.482s, mas as posições mantinham-se inalteradas. Martín estava também, mais distante.
A quatro voltas do final, o piloto da CryptoDATA RNF estava cada vez mais longe de Binder: 1.062s era o que se o #88 do #33, enquanto Martín por sua vez ganhava terreno agora para Oliveira e estava a 0.569s.
Nos setores seguintes a diferença era cada vez menor e no final da décima volta apenas 0.170s separavam Oliveira de Martín…. com a ultrapassagem a confirmar-se pouco depois, com uma volta ainda por correr.
Foi assim sem surpresa que a corrida terminaria pouco depois, com Oliveira em sexto, a 0.599s de Martín, com Johann Zarco em sétimo, a 1.806s.