Toprak Razgatlioglu estabeleceu o melhor tempo do primeiro dia do Mundial de Superbike em Jerez, a última e decisiva ronda da época. Álvaro Bautista caiu no segundo treino livre.
Esta foi a única sessão com pista seca, depois de no FP1 quase todos os pilotos optarem por ficarem nas garagens devido à chuva. Por isso mesmo, houve muito trabalho de preparação a fazer, com os tempos por volta a nem sempre merecerem a atenção dos pilotos e equipas.
Nos primeiros minutos existiram constantes trocas de líder, até que Bautista (Aruba.it Ducati) consolidou a posição quando estavam decorridos cerca de 12 minutos. O espanhol caiu logo depois na curva seis, sem consequências de maior.
Quase meia hora depois, Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) tornou-se no novo líder, mas logo foi superado por Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati). O italiano, por seu turno, perdeu a posição para Bautista.
O espanhol susteve a liderança durante breves instantes até Razgatlioglu fazer o melhor tempo de todos. O piloto da Pata Yamaha rodou em 1m40,312s. Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) também ultrapassou Bautista, ficando em segundo a 0,244s de Razgatlioglu. O líder do campeonato acabou em terceiro.
O top cinco foi completado por Rinaldi e Aegerter. Garrett Gerloff, da Bonovo Action, levou a melhor BMW a sétimo, enquanto Iker Lecuona foi o mais forte da Honda em 11.º.
Tempos: