Ainda que esteja longe do melhor nível, a Yamaha nunca colocou a hipótese de deixar o MotoGP. A garantia é dada por Lin Jarvis, que não se escusou contudo de referir que a ‘situação atual não é aceitável’.
Em entrevista a Michel Turco o Diretor Geral da Yamaha Motor Racing garantiu que, apesar das dificuldades mais recentes, nunca em momento algum se equacionou que a fabricante abandonasse a competição: ‘A Yamaha nunca pensou em deixar o MotoGP. Nunca foi discutido no seio da direção da empresa. É verdade que não queremos apenas estar lá, queremos lutar por pódios, vitórias e campeonatos, e é por isso que a situação atual não é aceitável’.
Contudo, Jarvis deixou claro que a vontade é de ver a equipa a recuperar os índices de competitividade tão rápido quanto possível: ‘A Yamaha não tem planos para se retirar das corridas, mas quer recuperar a sua competitividade o mais rapidamente possível’.
A Yamaha continuará na próxima época com Fabio Quartararo como principal referência, a quem se juntará Álex Rins, atualmente piloto da LCR Honda.