O regresso de Álvaro Bautista ao MotoGP, apesar de brevemente ter sido uma carta de apresentação, não correu da melhor forma devido aos… testes de WSBK. O espanhol esteve antes deste GP a trabalhar na sua moto em testes em Jerez e lesionou-se, o que resultou na falta de força num dos braços, prejudicando a sua capacidade de atuação.
Após a corrida de domingo, Bautista revelou que não estava na sua melhor forma: ‘Sabes que somos um pouco teimosos e tentamos lutar contra tudo. No teste de Jerez tive uma queda um pouco feia. Bati com o pescoço e não tive quaisquer sintomas de dores ou algo do género. Desde que subi para a mota na sexta-feira não tinha força no braço e o problema é que não melhorou’.
Esta situação levou o bicampeão de Superbike a não desfrutar de Sepang tanto quanto desejaria e planeou, uma vez que isso mexeu com o seu desempenho na moto: ‘Sinto-me mal porque não desfrutei do fim de semana tanto quanto poderia. De facto, se olharmos para os meus dados de telemetria em comparação com os outros pilotos, já não estava ao nível deles nas curvas à esquerda e ganhei pelo menos 6, 7, 10 décimos na travagem’.
E concluiu: ‘Mau fim de semana. Não por causa do resultado, longe disso, mas porque não consegui desfrutar de nenhum momento ou andar à vontade. Embora tenha dito que sim, a realidade é que estava lixado’.