A primeira temporada de Enea Bastianini na Ducati foi muito adversa, com várias lesões a impedirem-no de se adaptar e de progredir como seria desejável. Ainda assim, o piloto comprovou o seu potencial com a vitória no GP da Malásia de MotoGP no passado domingo, quando há rumores sobre uma possível troca com Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati). O espanhol está a lutar pelo título, tal como Francesco Bagnaia (Ducati).
Em declarações citadas pelo Motorsport.com, o campeão em título defendeu que o colega merece outra hipótese em Borgo Panigale: ‘Sinto que o Enea merece outra oportunidade pelo que passou toda a época. Nunca teve a oportunidade de compreender bem esta moto e quando estava a começar a percebê-la voltou a cair em Barcelona. Portanto, para mim, todos precisam de outra oportunidade. E tendo em conta os resultados que o Jorge está a ter na Pramac, que é uma equipa de fábrica com cores diferentes, não vejo o motivo para esta mudança’.
Por outro lado, Bagnaia considera que a continuidade de Bastianini é o melhor para a Ducati: ‘Julgo que o melhor para o Enea e tabmém para a equipa é que ele continue na mesma equipa. Desde logo o Jorge está a fazer um trabalho extraordinário, mas penso que o Enea merece outra oportunidade’.