Jaume Masiá é o novo campeão do mundo de Moto3. O piloto que liderava o campeonato chegou ao GP do Qatar com a hipótese de selar o título e conseguiu-o. Numa corrida renhida e com vários pilotos na luta pelos lugares de topo como habitualmente, o espanhol soube gerir os acontecimentos e, apesar de alguma agressividade, teve a destreza para atacar no momento certo e chegar ao comando.
No arranque, Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo) fez o holeshot para se colocar em primeiro na frente do autor da pole position, Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3). Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) rodou em terceiro, antes de ser ultrapassado por Diogo Moreira (MT Helmets-MSi/KTM). O brasileiro chegou à liderança ainda na primeira volta. Entretanto, Jaume Masiá (Leopard Racing/Honda) progrediu de décimo até oitavo.
A partida de Öncü pareceu boa demais para ser verdade, e de facto foi: o turco fez falsa partida, recebendo uma penalização de duas Long Lap, o que o afastou dos primeiros lugares. As trocas de posição eram uma constante na frente durante esta fase inicial. Ao cabo de duas voltas, Masiá já seguia em quarto. Durante a terceira volta, houve um despique com Sasaki, numa manobra agressiva que levou o japonês baixar a oitavo.
Também Ivan Ortolá (Angeluss MTA Team/KTM) estava na disputa e liderava quando faltavam 11 voltas, sendo Masiá segundo. Sasaki recuperou até terceiro e até chegou a liderar pouco depois. David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) estava igualmente na disputa. A nove voltas do fim, Moreira ficou fora da disputa depois de uma queda… num incidente cuja culpa foi de Ortolá, que por isso foi penalizado com duas Long Lap.
As voltas iam-se passando e nem por isso o desfecho ficava claro, com constantes trocas de posição e até mais pilotos a juntarem-se à luta na frente como Riccardo Rossi (SIC58 Squadra Corse/Honda) e Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda). Depois da penalização, Öncü também conseguiu retomar o contacto.
A três voltas do fim, assistiu-se a uma situação de classificação que daria título a Masiá, que ficou a liderar e viu Sasaki descer a sétimo. O japonês perdeu completamente o «comboio» da frente e chegou a ser nono, antes de começar a recuperar. No entanto, tinha de chegar a quarto tendo em conta que Masiá liderava e distanciava-se de Alonso.
O espanhol consumou a vitória 68 milésimos na frente do colombiano e assim sagrou-se campeão: Sasaki bem tentou recuperar até ao top três, mas na última volta bateu num dos rivais à frente e ainda desceu de quinto para sexto. Öncü completou o pódio, com Rossi em quarto e Vicente Pérez (BOE Motorsports/KTM) a surpreender em quinto.
Resultados: