Está finalmente confirmado: Jorge Prado acaba de se tornar há momentos o novo campeão mundial de MXGP. Em Maggiora, o piloto tinha uma vantagem confortável na classificação para os seus adversários mais diretos e não deixou os créditos por mãos alheias, conseguindo logo a vitória na primeira ronda. Romain Febvre desastroso caiu com um terço da corrida realizada e «entregou» de bandeja o título ao adversário.
Para tal, o piloto da GASGAS não fez por menos: venceu em Maggiora na primeira corrida com 1,309s de vantagem sobre Jeremy Seewer (Yamaha), enquanto Alberto Forato (SM Action/KTM) terminou em terceiro.
O título foi de certa forma «oferecido» com um terço de corrida depois de Romain Febvre (Kawasaki) ter caído e não voltando mais à moto, entregando assim de bandeja o título ao seu adversário. O francês, recorde-se, não dependia só de si para chegar ao título.
Nesta corrida os três primeiros destacaram-se bastante, com Calvin Vlaanderen (Yamaha) a terminar na quarta posição depois de cruzar esta linha de meta 26,251s depois do vencedor. Ruben Fernandez foi o melhor piloto em pista numa Honda, em quinto.
Top 20 da corrida em Itália: