Jorge Martín liderou esta tarde o primeiro treino livre do GP do Qatar de MotoGP. Sem surpresa, a Ducati mostrou ser o construtor mais forte em Losail, numa sessão de preparação em que os tempos por volta não são a principal prioridade. Miguel Oliveira terminou em 15.º.
Bom começo da Aprilia, que teve três motos nos três primeiros lugares nas primeiras voltas lançadas. Raúl Fernández (CryptoDATA RNF MotoGP Team) liderou na frente de Aleix Espargaró (Aprilia) e do colega de equipa Miguel Oliveira.
A situação durou pouco tempo, com Martín (Prima Pramac/Ducati) a passar para o topo superando Raúl Fernández com a sua segunda volta lançada. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) chegou a terceiro. Aleix Espargaró sofreu uma queda, sem consequências de maior. Já o seu colega, Maverick Viñales, colocou-se pouco depois em terceiro.
Ainda no primeiro quarto de hora, Martín foi superado, com Enea Bastianini (Ducati) e Fabio di Giannantonio (Gresini/Ducati) a assumirem as duas primeiras posições. Os dois foram superados por Francesco Bagnaia (Ducati), que ao cabo de 15 minutos estava no topo.
A tabela manteve-se relativamente estável, mas perto do último quarto de hora houve novo líder. Di Giannantonio superou as Ducati oficiais para ficar em primeiro. Nos últimos dez minutos, Martín colocou-se em segundo. Vários pilotos estavam a melhorar, o que causou algumas mexidas na zona cimeira da tabela.
A cinco minutos do término, Martín passou para o primeiro lugar, com Morbidelli em segundo, di Giannantonio em terceiro e Viñales em quarto. Augusto Fernández (GasGas Tech3/KTM) era quinto e sofreu uma queda que significou o fim prematuro da sessão para si.
Até ao fim, Martín nunca mais foi batido, garantindo a primeira posição no fim do treino livre. O seu colega, Johann Zarco, ainda subiu a segundo, ficando a 0,172s. Seguiu-se Bagnaia, com o top cinco fechado por Raúl Fernández e Morbidelli. Quanto a Oliveira, depois de ter estado entre os cinco primeiros em mais do que um momento, não conseguiu acompanhar as melhorias dos últimos minutos e acabou em 15.º.
Tempos: