Francesco Bagnaia está de volta às pole positions, que lhe escapavam desde o GP da Catalunha de MotoGP. O líder do campeonato foi o mais forte da qualificação do GP da Malásia com uma nova volta recorde de Sepang.
Terminadas as primeiras voltas, Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team/Ducati) liderava na frente de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) e Álex Márquez (Gresini/Ducati), sendo Bagnaia quarto na Ducati oficial.
A cerca de sete minutos da bandeira de xadrez, Martín passou para a liderança com uma nova volta recorde em Sepang: 1m57,549s. A fasquia estava assim muito alta para os rivais do espanhol. Enea Bastianini (Ducati) aproximou-se ficando em segundo, por troca com Marini… que viria a cair na curva nove a dois minutos do fim.
Quando fazia a sua última volta, Martín sofreu uma queda, sem consequências para além de ficar impedido de melhorar. E foi mesmo batido por Bagnaia, que com o seu último esforço foi 58 milésimos mais veloz garantindo a pole position. Martín arrancará de segundo e Bastianini de terceiro, sendo Álex Márquez quarto. Para encontrar a melhor moto que não é uma Ducati há que recuar ao sétimo lugar, ocupado por Brad Binder da Red Bull KTM.
Resultados da Q2:
Resultados da qualificação: