Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini garantiram as últimas duas vagas na discussão da pole position do GP da Malásia de MotoGP. Os dois foram os mais velozes da primeira fase da qualificação em Sepang, na qual Miguel Oliveira foi nono e assim ficou relegado ao 19.º posto da grelha de partida das corridas.
Após as primeiras voltas lançadas, Bastianini (Ducati) e Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) ocupavam as duas primeiras posições, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro. Pol Espargaró (GasGas Tech3/KTM) era quarto, mas na sua segunda volta sofreu uma queda que atrasou os seus trabalhos.
A tabela não mudou com as segundas tentativas, antes de os pilotos irem às boxes para preparar os minutos finais desta Q1. No regresso à pista, Aleix Espargaró assumiu a liderança na frente de Bastianini, o que relegou Morbidelli para fora da zona de apuramento.
Pouco depois, Di Giannantonio (Gresini/Ducati) e Bastianini ultrapassaram Aleix Espargaró para ficarem nos dois primeiros lugares. O espanhol desceu a terceiro e estava a 0,158s do top dois, para além de estar nas boxes. Com uma queda de Marc Márquez (Repsol Honda) no final, quem ainda estava em voltas lançadas não pôde melhorar, ficando assim de fora.
O hexacampeão irá arrancar de 20.º, logo atrás de Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team/Aprilia) que foi nono nesta Q1. Também eliminados foram, entre outros, Morbidelli e Joan Mir (Repsol Honda), que arrancarão de 15.º e 16.º, respetivamente.
Resultados: